Fundado em 1 de setembro de 1929. O nome do clube faz referência a um antigo e grande proprietário de terras do Tatuapé. Como tantos clubes pobres da Zona Leste, seus fundadores não tinham dinheiro nem para a compra de um jogo de camisas. Sensibilizado pela rapaziada, o senhor Tomaz Aurichio ofertou o primeiro fardamento. Sua primeira equipe foi formada com elementos do Lusitana F.C., agremiação que estava sendo extinta naquela ocasião.

Foram seus fundadores e primeiros diretores: José Pires, Gonçalo Peres, Santos de Oliveira, Carlos Augusto da Cunha, Nei da Conceição, Ramão Garcia Alonso, Antonio Deleni, Alcides Thiago, Brasilino Delmando, Ernesto Batalha, Ângelo Leonda, Ângelo Pagone, João Sábio, Henrique Moraes, Joaquim Cruz e Antonio Marrero.

Juntamente com o Vila Primavera, fazia a dupla de clubes mais temida da região. Primeiramente ocupava um campo de pequenas dimensões entre as ruas Platina, Airi e Itapura. Hoje ergue-se no local a escola Jackson de Figueiredo. Perdido aquele local, passou a jogar na Rua Vilela e posteriormente, até os dias atuais, entre as ruas Monte Serrat e Apucarana, junto da Estrada de Ferro Central do Brasil e finalmente em campo do Centro Educacional e Esportivo Brigadeiro Eduardo Gomes.

Sem dúvida alguma, o Sampaio Moreira foi um dos grandes campeões do bairro. Entre seus inúmeros títulos conquistados salientamos os seguintes: Campeão da Série M. Penha e Belém de 1934, Campeão do Tatuapé em 1940, Campeão Varzeano do IV Centenário, Campeão Amador da Capital do IV Centenário, Campeão do Setor 8 de 1955, Campeão do Torneio Tamanqueiro de 1955, Campeão Varzeano de 1956, Vice-campeão Amador da Capital em 1956, Bi-campeão Amador do Estado de 1957 e 1958, Bi-campeão Amador da FPF 1959 e 1960, Vice-campeão Amador da Capital 1959 e 1960, Campeão da Seme Setor Leste 1980.

Tem magnífica sede própria na Rua Tijuco Preto, 1023. Consta ela de quadra poliesportiva, secretaria, sala de jogos, lanchonete e sala de troféus. Tem ainda excelente salão de festas com entrada pela Rua Vilela, 892. No ginásio são efetuados torneios e partidas de futsal e a Escola de futebol de salão sob responsabilidade do professor ÉDERSON. A esse ginásio foi dado o nome de Ginásio de Esportes José Pires, em homenagem a um dos seus fundadores e antigo presidente. O Sampaio promove em sua sede jantares dançantes e grandes bailes juninos e de Carnaval.

Nos bons tempos teve uma das mais fanáticas e aguerridas torcidas do bairro. Seus torcedores acompanhavam o time em quaisquer circunstâncias e onde quer que ele se apresentasse. Até mesmo em campo adversário normalmente tinha a maioria dos assistentes.

EC Sampaio Moreira, elenco campeão amador do Estado em 1956. Amaral, Maurinho, Bicho, Osni, Pelão, Chiminão, Aldinho, Tinim, Aurélio, Alicio e Pavão. Presidente: Garibaldi, diretores Pascoal e Manoel dos Santos.